terça-feira, 28 de setembro de 2010

O amor

                                                       O que é o amor???
O amor é um desejo muito inteso que sentimos quando gostamos muito de alguem ou de alguma coisa a palavra AMOR vem do latin  amor e pode significar varios sentimentos como: atração, apetite, paixão, querer bem, satisfação, conquista, desejo, afeição, compaixão ...


                   Características do amor
 
             As pessoas conhecem o amor de diversas formas amor físico, amor platônico, amor a Deus, amor a vida, amor materno, paterno e tal. È o tipo de amor que tem relação ao caráter da pessoa e a motiva a amar no sentido de querer bem e agir a favor. Amar tembém tem o sentido de gostar muiiito senqdo assim qualquer pessoa ou até objeto, mas cuidado eimm num vai amar di mais não q vira possesão. *------* 

                                              amor Platônico 

O amor platônico é uma expressão usada para mostrar um amor ideal mas impossivel de acontecer ex: eu amooo o chris brown e sonho em casar e ter muitos filhinhos com ele isso é um amor platônico pois isso num vai nem chegar perto de acontecer né... 
 
                                              Amor original 

O amor verdadeiro pode ocorrer não importando níveis sociais cor e nem nada disso o amor agente não escolhe como nem quando e nem com quem acontece ele simplismente acontece.

         O amor pode ser entendido de diferentes formas, e tomado por certo conquanto é um sentimento, dessa forma é abstrato, sem forma, sem cor, sem tamanho ou textura. Mas é por si só: O sentimento em excelência; o que quer dizer que é o sentimento primário e inicial de todo e cada ser humano, animal ou qualquer outro ser dotado de sentimentos e capacidade de raciocínio natural.
Todos carecem de amor e querem reconhecer esse sentimento em si e nos outros, não importando idade ou sexo. O amor é vital para nossas vidas como o ar, e é  reconhecido que sem amor a criatura não sobrevive conquanto o amor equilibra e traz a paz de espírito quando é necessário.

              Os Deuses


Eros




Eros: representa a parte consciente do amor que uma pessoa sente por outra. É o amor que se liga de forma mais clara à atração física, e frequentemente compele as pessoas a manterem um relacionamento amoroso continuado. Nesse sentido também é sinônimo de relação sexual.

Pragma:Pragma (do grego, "prática", "negócio") seria uma forma de amor que prioriza o lado prático das coisas. O indivíduo avalia todas as possíveis implicações antes de embarcar num romance. Se o namoro aparente tiver futuro, ele investe. Se não, desiste. Cultiva uma lista de pré-requisitos para o parceiro ou a parceira ideal e pondera muito antes de se comprometer. Procura um bom pai ou uma boa mãe para os filhos e leva em conta o conforto material. Está sempre cheio de perguntas. O que será que a minha família vai achar? Se eu me casar, como estarei daqui a cinco anos? Como minha vida vai mudar se eu me casar?

Amor interessado em fazer bem a si mesmo, Amor que espera algo em troca.

                     

                                   Philia


Em grego, significa altruísmo, generosidade. A dedicação ao outro vem sempre antes do próprio interesse. Quem pratica esse estilo de amor entrega-se totalmente à relação e não se importa em abrir mão de certas vontades para a satisfação do ser amado. Investe constantemente no relacionamento, mesmo sem ser correspondido. Sente-se bem quando o outro demonstra alegria. No limite, é capaz até mesmo de renunciar ao parceiro se acreditar que ele pode ser mais feliz com outra pessoa. É visto por muitos, como uma forma incondicional de amar.
A interpretação cristã sobre a origem de Jesus, engloba este tipo de amor para descrever o ato de Deus, que, ao ver a humanidade perdida, entrega seu filho unigênito, para ser morto em favor do homem.


                              Storge




É o nome da divindade grega da amizade. Por isso, quem tende a ter esse estilo de amor valoriza a confiança mútua, o entrosamento e os projetos compartilhados. O romance começa de maneira tão gradual que os parceiros nem sabem dizer quando exatamente. A atração física não é o principal. Os namorados-amigos não tendem a ter relacionamentos calorosos, mas sim tranquilos e afetuosos. Preferem cativar a seduzir. E, em geral, mantêm ligações bastante duradouras e estáveis. O que conta é a confiança mútua e os valores compartilhados. Os amantes do tipo storge revelam satisfação com a vida afetiva. Acontece geralmente entre grandes amigos. Normalmente os casais com este tipo de amor conhecem muito bem um ao outro.


          Sexo


"Amor" vs. "sexo" -: a palavra amor pode ser entendida também como sexo, quando usada em expressões como "fazer amor", "make love" (em inglês), "hacer el amor" (em castelhano), "faire l'amour" (em francês). Os hispanófonos, por exemplo, encontramos a palavra "amor" sendo, em geral, substituída por variações de "querer", como em "yo te quiero", em detrimento do possível "te amo" em espanhol.
    Os tipos de amor

Susan Hendrick e Clyde Hendrick desenvolveram uma Escala de Atitudes Amorosas baseados na teoria de Alan John Lee, teoria chamada Estilos de amor. Lee identificou seis tipos básicos em sua teoria. Nestes tipos as pessoas usam em suas relações interpessoais:
                            eros...



Eros - um amor apaixonado fundamentado e baseado na aparência física

                         Psiquê...

 Psiquê um amor "espiritual", baseado na mente e nos sentimentos eternos.

                             Ludus...


Ludus - o amor que é jogado como um jogo; amor brincalhão 

                  Storge...


Storge - um amor afetuoso que se desenvolve lentamente, com base em similaridade.

                  Pragma...

 Pragma - amor pragmático, que visualiza apenas o momento e a necessidade temporária, do agora.


                            Mania...


Mania - amor altamente emocional, instável; o estereótipo de amor romântico.

                             Agape...

 De acordo com a pesquisa de Hendrick e Hendrick, os homens tendem a ser mais lúdicos e maníacos, enquanto as mulheres tendem a ser stórgicas e pragmáticas. Relacionamentos baseados em amor de estilos semelhantes tendem a durar mais tempo. Em 2007, pesquisadores da Universidade de Pavia liderados pelo Dr. Enzo Emanuele forneceram provas da existência de uma base genética para variações individuais em verificada na Teoria dos Estilos amorosos de Lee. O Eros relaciona-se com a dopamina no sistema nervoso e a Mania à serotonina.

                         Amor, paixão, e loucura


Estudos têm demonstrado que o escaneamento dos cérebros dos indivíduos apaixonados exibe uma semelhança com as pessoas portadoras de uma doença mental. O amor cria uma atividade na mesma área do cérebro que a fome, a sede, e drogas pesadas, criando atividade Polimerase. Novos amores, portanto, poderiam ser mais emocionais do que físicos. Ao longo do tempo, essa reação ao amor muda, e diferentes áreas do cérebro são ativadas, principalmente naqueles amores que envolvem compromissos de longo prazo. Dr. Andrew Newberg, um neurocientista, sugere que esta reação de modificação do amor é tão semelhante ao do vício as drogas, porque sem amor, a humanidade morreria.


obs:o que essa cara aí tá querendo dizer é q quando vc tah apaixonado dependo da área q seu cérebro é afetado vc pode ficar loko ou até lesado.


                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário